Pela primeira vez na minha vida eu participei de um concurso e ganhei. Mas o mais legal de tudo isso é que não se tratava de um concurso que exige sorte, e sim inteligência. A história é a seguinte. Estou seguindo a equipe suíça Alinghi, defensora do título da America’s Cup, no Twitter . – Para quem não sabe a America’s Cup é o troféu mais antigo ainda em disputa no mundo e será colocado a prova em fevereiro de 2010 contra o BMW Oracle. – Um belo dia eu recebi um tweet dizendo de um concurso muito simples, mas bem legal. Era para mandar pergunta (s) para o pessoal da equipe, seja velejador, construtor, desenhista, qualquer pessoa.
Na hora que eu li já me inscrevi no site e pensei nas minhas perguntas. O Serginho, engenheiro naval e consultor técnico da revista, me ajudou a bolar algumas coisas e juntos chegamos a quatro questões: três para Grant Simmon, chefe dos projetistas e uma para Ernesto Bertarelli, dono da equipe. Enviei por e-mail no dia 27 de novembro esqueci disso. Hoje o Serginho me perguntou se eu tinha visto o resultado. Quando fui entrar no site para ver, imagina qual não foi a minha surpresa ao ver o meu nome lá escrito. Fiquei extremamente feliz em saber que os caras escolheram a mim e a mais seis pessoas para terem as suas perguntas respondidas.
Queria muito colocar o vídeo aqui, mas ele só está visível para pessoas cadastradas. Quem quiser ver, se cadastra na página oficial da equipe e depois clica neste link aqui para ver o vídeo .
Quem não quiser ver, pode ler as perguntas e as respostas abaixo:
Mariana: Quais foram os desafios enfrentados na hora de construir uma estrutura tão leve e ao mesmo tempo possível de agüentar um mastro tão alto?
Grant Simmer: São alguns aspectos estruturais sérios e seria melhor falar com Kurt Jordan e Dirk Kramers, e eles estão ficando com os cabelos brancos pensando nisso. Se o catamarã for muito pesado ele não vai velejar bem e se for muito leve ele vai quebrar. E o mastro é alto por que precisamos de potência. É uma plataforma poderosa e precisamos de potência.
Mariana: Por que a equipe optou por uma proa invertida ao invés de uma normal?
Grant Simmer: Nós queríamos uma linha d´água maior quando o barco está adernado, velejando em apenas um casco e nós tentamos reduzir um pouco a resistência com o vento.
Mariana: O barco está pronto para velejar contra o BMW Oracle ou ainda vai ser modificado?
Grant Simmer: Esperamos ainda modificar o leme até literalmente a última semana. Ainda temos muitas coisas para fazer e continuaremos testando o leme até a última semana.
Bacci
Mari!
PS: Very Happy!
Winer!!!!!
By: Rafael Voss on 09/12/2009
at 16:23
Não esqueça do meu boné….
By: Sergio on 11/12/2009
at 12:59